Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

investigandoonovoimperialismo

Colômbia: O pássaro continua livre

19.08.08

Poucos dias depois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) derrubarem um helicóptero militar, um atentado à bomba na localidade de Ituango provocou 7 mortos e mais de 50 feridos.

Um dado a ter em conta: a região onde se deu o atentado foi um feudo das denominadas "Autodefensas Unidas de Colombia" (AUC), grupo paramilitar, supostamente dissolvido pelo governo colombiano.

 

Culpados: As Forças Armadas, claro

O governo de Bogotá responsabilizou pelo atentado as Forças Armadas... Revolucionárias da Colômbia, enquanto que o general Mario Montoya afirmou, sem nenhum tipo de dúvida, que guerrilheiros da Frente 18 das FARC foram os seus autores. Enfim.

O embuste forma parte da estratégia militar e é fundamental para confundir o inimigo, segundo dizem os especialistas na matéria; portanto não seria de estranhar que Montoya- como bom militar- largue 18, ou mais, mentiras por minuto. Recordemos que este general foi acusado de fornecer armas às AUC, que foram muito eficazes assassinando camponeses.

 General Montoya

General Montoya

Atirar a pedra, esconder a mão

Segundo o presidente do município, a localidade estava em festa e havia muita gente a dançar quando o artefacto explodiu causando sete vítimas mortais e um número indeterminado de feridos, entre eles várias crianças, os quais foram evacuados em helicópteros da Força Aérea para um hospital de Medelhim.

Primeiro a mortandade, depois o desenvolvimento mediático e a aparência humanitária. Tendo em conta a catadura e os antecedentes, dos sujeitos que manobram os fios do governo e do exército, será difícil que saibamos alguma vez quem está realmente por trás deste crime.

 

Só os terroristas actuam assim

O presidente Uribe condenou o atentado, lamentando que tenha acontecido "numa altura em que estamos a ganhar a luta à insurgência (sic)”. Insurgência? Mas não eram terroristas? Até Uribe, aplica o adjectivo adequado. Deve ser muito frustrante para ele, que os atentados indiscriminados não formem parte do modus operandi das FARC.

Por seu lado o ministro do Interior, Fabio Valencia declarou que "os terroristas actuam assim". Isso sim é verdade. Nota-se que o senhor ministro sabe muito bem do que fala.

 Uirbe e os paramilitares

De certeza que prenderam “o pássaro”?

Poucas horas depois, foi capturado um presumível guerrilheiro, conhecido como “o pássaro”, que foi acusado formalmente de ser o autor material do atentado. Relativamente ao inocente, o jornal diário colombiano El Tiempo relatou que se tratava de um jovem menor de idade, que já tinha sido detido em Setembro do ano passado por realizar outro ataque à bomba, mas foi deixado em liberdade devido a ser menor de idade.

Incrível, certo? Depois de ler essa informação, existem fundadas suspeitas de que "o pássaro" continua livre e a planear novos crimes, talvez num ninho palaciano.

 

 

Texto de J. M. Álvarez publicado em Kaos en La Red a 16 de Agosto de 2008. Tradução de Alexandre Leite para a Tlaxcala. 


Todos os textos aqui publicados são traduções para português de originais noutras línguas. Deve ser consultado o texto original para confirmar a correcta tradução. Todos os artigos incluem a indicação da localização do texto original.

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.