Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

investigandoonovoimperialismo

A militarização das fábricas da Coca-Cola na Colômbia

29.12.10

No dia 21 de Dezembro passado denunciámos que, com a autorização da Coca-Cola, membros da Polícia Nacional entraram violentamente nas instalações de engarrafamento em Medellín com tanques blindados, com escudos e armas, disparando gases químicos, com a finalidade de intimidar e pressionar os trabalhadores subcontratados que estavam em greve. O conflicto laboral foi militarizado e os trabalhadores obrigados a abandonar o protesto e a aceitar o compromisso verbal da multinacional de resolver o conflito. Simultaneamente foram notificados do despedimento. Desde esse momento, a polícia permanece dentro da fábrica da Coca-Cola, 24 horas por dia, aterrorizando os trabalhadores.

Não nos causa estranheza o incumprimento dos compromissos da multinacional nem a sua estreita relação com a força pública. Não é a primeira ocasião que evidencia a utilização da polícia nacional para reprimir, coagir e aterrorizar os trabalhadores que reclamam o respeito pelos seus direitos. A Coca-Cola sempre fez gala de utilizar o terror para obter melhores benefícios nos seus negócios…..quanto mais terror, mais benefícios para os seus accionistas e melhor vida para os donos da empresa.

Pouco a pouco fica evidente por que razão esta multinacional gringa realizou a sua assembleia de accionistas no passado dia 8 de Fevereiro de 2010 no forte militar de Tolemaida (Centro Nacional de Treino Cenae) no município de Melgar Tolima. Vale a pena recordar que Tolemaida é uma das bases militares dos Estados Unidos no nosso território, a partir das quais não apenas se atenta contra a soberania nacional, mas também contra a segurança dos povos da América.

Muito engraçado!.. Agora as instalações da Coca-Cola não são só fábricas de engarrafamento mas também quartéis da polícia…

 

 

Vídeo sobre a greve na fábrica da Coca-Cola, na Colômbia, de 17 e 18 de Dezembro de 2010.

 

 

 

Uma funcionária do Ministério da Protecção Social enganou os concessionários‏ em conluio com a Coca-Cola em Medellín

 

A funcionária do Ministério da Protecção Social foi convocada pela empresa Coca-Cola para enganar os concessionários violando o artigo 38 da Constituição Política da Colômbia ao lhes dizer que por terem um contrato comercial não podiam ser membros do Sinaltrainal [Sindicato Nacional de Trabalhadores do Sistema Agro-Alimentar], que o único que podiam fazer era criar um sindicato desse ramo. E nisso se apoiou a empresa para reunir todo o pessoal da Coca-Cola para lhe manifestar que a Sinaltrainal tinha enganado os concessionários e os seus trabalhadores, sabendo que esta mesma funcionária tem conhecimento de que os trabalhadores da Holasa (empresa de embalagens de lata para produtos alimentares) que são afiliados do Sinaltrainal. Aqui nos damos conta que sempre o Ministério da Protecção Social está ao serviço do patronato e não do trabalhador para o qual esse ministério foi criado. Esta funcionária deve ser investigada pela procuradoria e denunciada a nível internacional.

 

 

Texto do Sinaltrainal publicado na Prensa Rural a 27 de Dezembro de 2010. Tradução de Alexandre Leite para a Informação Alternativa.


Todos os textos aqui publicados são traduções para português de originais noutras línguas. Deve ser consultado o texto original para confirmar a correcta tradução. Todos os artigos incluem a indicação da localização do texto original.

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.