WTC7

.posts recentes

. Libertado um “pigmeu” bat...

. Paraíso

. Le Pen, Macron e o Fascis...

. Entre a espada e a parede

. Trabalho com precariedade

. Saindo da UE

. A rapina de Timor-Leste: ...

. Empresa de limpeza em Tel...

. De quem é o vírus Zika?

. Bem-vindos ao apartheid d...

. Adolescente americana ame...

. Perante o caos, o saque e...

. A canalhice final contra ...

. Atirá-los ao mar

. Pensar a violência


Tecnologia de FreeFind

.Arquivos

.subscrever feeds

blogs SAPO
Quarta-feira, 11 de Maio de 2011

Se pagarem bem, eu também como lixo

As sugestões alemãs para a Grécia são masoquistas, porque os principais credores residem na Alemanha.” -Lorenzo Bini Smaghi, membro do Comité Executivo do BCE.

 

 

Se a vocês vos servirem um prato de lixo, levantam-se da mesa sem lhe tocar. Ora bem, se lhes pagarem para o comer, pensam melhor sobre o assunto? Provam um bocado para ver se não é assim tão mau? Depende de quanto pagam?

Vejam o caso grego. Por entre rumores crescentes de que o país acabará por falir, as agências de qualificação rebaixam a nota da sua dívida ao nível dos “títulos lixo” . No entanto, ontem a Grécia emitiu títulos de dívida a seis meses, e vendeu mais do que o previsto. E ainda houve quem fosse para casa sem a sua ração de lixo, pois a procura triplicou a oferta: os pedidos de compra chegaram a 4.500 milhões.

 

Ou o lixo não é assim tão mau, ou pagam bem para o comer. Talvez mais a segunda hipótese, pois a Grécia oferece juros disparatados (até 24% na dívida a mais longo prazo). Mas por muito que te paguem, continua a ser lixo aquilo que comes, e para além disso num quadro de rumores sobre uma possível reestruturação da dívida que deixaria sem receber uma parte dos credores. Isto é, como se depois de lamber o prato te pagassem menos de que o prometido.

Como os compradores de dívida não são tontos, e muito menos ainda caritativos, fica descartado que estejam a ser ingénuos, e também não parecem masoquistas. A aposta é forte, com aparência suicida: quanto mais se afunda a Grécia, mais juros paga, e mais ganham uns credores aos quais interessa que continue a cair a pique. Mas claro, a corda estica-se tanto que pode acabar por romper, e a Grécia pode não ser capaz de pagar o que deve.

 

E o que acontecerá então? Sou eu o único que pensa que os credores –bancos alemães sobretudo– não vão ficar sem receber? Sou estúpido por acreditar que acabaríamos pagando entre todos, que os abutres correm tão grandes riscos porque confiam que a Europa pague a factura se a Grécia não puder? Se o resgate emprestado há um ano apenas serviu para que os comedores de lixo engordem, faremos agora um porreiro-resgate para garantir que ninguém fique sem receber a sua parte? Esclareçam-me isso, porque se assim for, corro a pedir eu também um bom prato de lixo.

 

Texto de Isaac Rosa publicado no blogue "Trabajar Cansa" a 11 de Maio de 2011. Tradução de Alexandre Leite para a Infoalternativa.

 

 

Grécia, União Europeia, dívida, cartoon

Cartoon de Luojie, China Daily, China.

Modificado por www.investigandoonovoimperialismo.blogs.sapo.pt

 

 

publicado por Alexandre Leite às 17:00
link do post | comentar | favorito
|

Todos os textos aqui publicados são traduções para português de originais noutras línguas. Deve ser consultado o texto original para confirmar a correcta tradução. Todos os artigos incluem a indicação da localização do texto original.

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Crise Alimentar

A maior demonstração do falhanço histórico do modelo capitalista



Em solidariedade com a ACVC

Camponeses perseguidos na Colômbia

"Com a prosperidade dos agrocombustíveis, a terra e o trabalho do Sul estão outra vez a ser explorados para perpetuar os padrões de consumo injusto e insustentável do Norte"



Investigando o novo Imperialismo

↑ Grab this Headline Animator


.Vejam também:

Associação de Solidariedade com Euskal HerriaManifesto 74
Sara Ocidental Passa Palavra
XatooPimenta NegraO ComuneiroODiárioResistir.InfoPelo SocialismoPrimeira Linha
Menos Um CarroJornal Mudar de Vida
Blogue OndasBioterra





InI Facebook

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.